Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de maio de 2012

A população teresopolitana deve ficar atenta pois a Prefeitura de Teresópolis realiza simulado sobre funcionamento das sirenes para avaliá-las

Teresópolis RJ
Prefeitura realiza simulado sobre funcionamento das sirenes nesta quarta, 16-Moradores não precisam sair de suas casas

Teresópolis, 14 de maio de 2012 – A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil da Prefeitura de Teresópolis realiza nesta quarta-feira, 16, às 10h, um simulado para avaliar o funcionamento das 20 sirenes instaladas em 12 comunidades do município. O teste acontecerá simultaneamente em todas as localidades e contará com a participação de agentes da Secretaria Estadual de Defesa Civil, responsável pela instalação e manutenção do Sistema de Alerta e Alarme. Os moradores não precisam sair de suas casas, pois a operação será restrita ao funcionamento das sirenes.

“As sirenes vão ser acionadas através dos computadores que ficam na sede da Defesa Civil, na Tijuca. Além disso, se alguma delas não disparar, agentes estarão nas comunidades para fazer o acionamento manualmente”, explicou o Subsecretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, André de Mello. De acordo com o Subsecretário, será emitido um relatório com o resultado do exercício para a Defesa Civil Estadual para conhecimento e providência de reparos, se necessário.

Sistema de Alerta e Alarme

O Sistema de Alerta e Alarme consiste em um conjunto de sirenes instaladas em localidades consideradas de risco para deslizamento de terra e alagamento. Agentes comunitários de saúde, líderes comunitários, entre outros moradores, foram treinados para agir em casos de alerta. Eles receberam aparelhos celulares por meio dos quais são avisados quando as chuvas atingem níveis críticos. Com o auxílio do aviso emitido pelas sirenes, os moradores são encaminhados para locais seguros, chamados de pontos de apoio. O sistema já foi instalado no Perpétuo, Rosário, Pimentel, Quinta Lebrão, Fonte Santa, Fischer, Granja Florestal, Caxangá, Coreia, Caleme, Corta Vento e Vale da Revolta.

fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário