Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Prefeitura de Teresópolis lança Programa Educação Integrada

O evento contou com oficinas, apresentações e palestras direcionadas para a construção de uma ação pedagógica que atenda alunos da zona rural
Prefeitura lança Programa Educação Integrada

Objetivo é aproximar o ensino da zona rural e urbana do município

Teresópolis, 23 de maio de 2012 - Visando a aproximação entre a Educação praticada no interior do município e as ações que acontecem na área urbana, ao mesmo tempo promovendo a revisão das propostas pedagógicas empregadas na zona rural, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Educação e do Serviço de Educação do Campo, promoveu nesta quarta-feira, 23, o Programa Educação Integrada – Desafios e Perspectivas. Realizado na Escola Municipal Neidy Angélica de Souza Coutinho, em Vargem Grande, o evento reuniu cerca de 300 representantes de 17 escolas, que participaram de várias atividades, entre palestras, apresentações e oficinas de formação continuada.

O evento contou com a presença do Prefeito Arlei e dos Secretários Municipais Leonardo Vasconcellos (Educação), José Carlos Cunha (Governo), Graça Granito (Desenvolvimento Social), e Carlos Tucunduva (Administração).
Momento de confraternização também marcou o lançamento do Programa Educação Integrada

O Secretário de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, chamou a atenção para a importância deste evento na integração entre as diversas unidades escolares da rede municipal de ensino, respeitando suas particularidades. “A educação do município é como uma grande colcha de retalhos, embora cada retalho tenha suas particularidades, eles compõem uma unidade que deve ter uma mesma função: educar nossos alunos da melhor forma possível. Esse encontro é para traçarmos novas perspectivas e construirmos novos desafios nesta caminhada”, disse o Secretário.

O Prefeito Arlei aproveitou o momento para conversar com os educadores, ouvir suas demandas e incentivar o programa. “Eu sei das dificuldades enfrentadas na educação na zona rural e conheço as necessidades das escolas em aprimorar suas atividades, por isso a importância desse programa da Secretaria de Educação”, disse.

Com uma programação que tomou o dia inteiro, o Programa Educação Integrada ofereceu mais de quinze Oficinas Formativas para os diversos membros da comunidade escolar representados no evento, como professores, equipes diretivas e de apoio e responsáveis. Além das Oficinas, apresentações culturais e uma grande confraternização também fizeram parte da programação.

Para Carla Rabello, Diretora Pedagógica da Secretaria de Educação, o programa não poderia começar de maneira melhor, com grande participação do público. “Após assumir a Secretaria de Educação, quando o professor Leonardo começou a visitar as escolas do interior, ele diagnosticou que precisávamos de uma ação para aproximar a educação rural com a praticada na zona urbana. Esse projeto visa, neste primeiro momento, observar e aproximar essas vozes, para em um segundo momento construir uma proposta pedagógica que atenda a essa realidade diversa”, explicou Carla.
Prefeitura de Teresópolis lança Programa Educação Integrada

Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário