Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de maio de 2012

Secretaria de Educação realiza Oficina de Música para educadores em Teresópolis

 O professor Lucas Ciavatta intrumentaliza os educadores municipais na educação musical
Secretaria de Educação realiza Oficina de Música para educadores

Teresópolis, 08 de maio de 2012 - Visando o cumprimento da Lei Federal nº 11.769, que torna obrigatório o ensino da teoria e prática da música nas salas de aula do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental, a Secretaria Municipal de Educação tem investido em envolver seus educadores com a música. Na semana passada foram realizadas três Oficinas de Música, de seis horas cada, para os professores do 1º ano e Agentes de Creche. Esta semana, nos dias 8, 9, 10 e 11 de maio, acontecem oficinas com 24 horas de duração para grupos que trabalham com música de forma mais específica: dinamizadores de leitura, maestros de banda, regentes de coral, professores de educação artística e monitores do programa “+ Educação”. As Oficinas ficam a cargo do professor de música e mestre em educação pela UFF (Universidade Federal Fluminense), Lucas Ciavatta.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, o objetivo é preparar os educadores do município para trabalharem com música. “A educação musical nas escolas tem uma função muito ampla, mas não é a de formar músicos. A música cumpre um papel mediador das relações sociais e promove o desenvolvimento afetivo das crianças, ensina concentração, disciplina, desenvolve o trabalho em grupo e pode ser usada como um elemento agregador a outras disciplinas”, explicou o Secretário Leonardo Vasconcellos.

O professor Lucas Ciavatta, responsável pelas oficinas oferecidas pela Secretaria de Educação, conta que sua metodologia, chamada “O Passo”, possibilita aos participantes um contato aprofundado com os princípios, conceitos, ferramentas e habilidades da educação musical. “O Passo não trabalha visando este ou aquele tipo de realização. Ele trabalha com a construção de uma base, algo que traz inúmeras possibilidades e abre uma porta, para os ritmos, os sons e para uma real aproximação com o universo sonoro”, disse Lucas Ciavatta.

Para Carla Rabello, Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, o resultado do trabalho realizado na semana passada superou as expectativas. “Essa capacitação cumpre as necessidades exigidas pelo Ministério da Educação. No entanto, de acordo com a lei, não é necessária uma disciplina para música, apenas a introdução da matéria. Desta forma, diferentes docentes podem ensinar a disciplina. Confesso que foi muito bonito ver um dos grupos, ao final da oficina realizada na semana passada, cantando em um mesmo compasso, a quatro vozes”, relembrou Carla Rabello.
Através da metodologia de “O Passo” os educadores aprendem os segredos dos sons e do ritmo

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Um comentário:

  1. Devem ter cansado muito, eu quando participei do curso a primeira vez não via sentido, mas adquiri um conhecimento prático mínimo. Mais tarde comecei a implantá-lo com alunos iniciantes da banda e o desenvolvimento foi impressionante... Com a 11.769 é uma alternativa viável e muito prática. Parabéns Prof. Lucas...

    ResponderExcluir