Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Governo do Estado e Prefeitura agilizam a construção de moradias rurais em Teresópolis

Prefeito Arlei e equipe em reunião de trabalho com representantes do Governo do Estado: parceria para agilizar a construção de 391 moradias rurais em Teresópolis
Governo do Estado e Prefeitura agilizam a construção de moradias rurais

Previsão é de que as obras das 391 casas comecem em julho para as vítimas da tragédia de 2011


Teresópolis, 30 de maio de 2012 – Realizada na manhã desta quarta-feira, 30, em Teresópolis, a primeira reunião de trabalho entre representantes da Prefeitura e do Governo do Estado para agilizar a construção das 391 casas do Programa de Moradias Rurais no interior do Município. Anunciado no dia 22 de maio pelo Secretário de Estado de Agricultura, Christino Áureo, durante reunião do Comitê Especial de Reconstrução Rural da Região Serrana, o programa vai atender as famílias rurais que perderam suas casas na tragédia climática de janeiro de 2011 em cinco municípios, entre eles Teresópolis.

Participaram do encontro de trabalho o Prefeito Arlei, o Subsecretário de Estado para a Reconstrução da Região Serrana, Afonso Monnerat, o Subsecretário de Estado de Projetos de Urbanismo, Vicente Loureiro, a representante da Casa Civil, Giselle Miranda, o representante da Emater-Rio, Emerson Landgraff, além dos secretários municipais José Carlos Cunha (Governo), Coronel Roberto Silva (Meio Ambiente e Defesa Civil), José Cortázio (Agricultura) e Carlos Antonio Lopes Oliveira (Fiscalização de Obras Públicas).
Prefeito Arlei entre o Subsecretário de Estado de Projetos de Urbanismo, Vicente Loureiro, e o Subsecretário de Estado para a Reconstrução da Região Serrana, Afonso Monnerat: trabalho conjunto para atender famílias da zona rural atingidas pela tragédia de janeiro de 2011

As casas serão construídas na propriedade do produtor rural ou das famílias atingidas no interior do Município, a fim de mantê-los no seu local de trabalho e de moradia. Os recursos foram disponibilizados pela Secretaria de Obras e o levantamento das famílias atendidas realizado pela Secretaria Estadual de Agricultura, através da Emater-Rio, em parceria com a Casa Civil. Cada unidade habitacional pré-fabricada terá 40 metros quadrados e contará com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda.

De acordo com o Subsecretário Estadual para a Reconstrução da Região Serrana, Afonso Monnerat, a Prefeitura auxiliará a Casa Civil no contato das famílias rurais já cadastradas. “Foi feito um cadastro das famílias atingidas e estamos agora separando quem deseja continuar na área rural e quem não quer. Isso ficará a cargo da Prefeitura, com o apoio do Estado. A Prefeitura está encarregada de identificar as áreas, para saber se são seguras, sem risco de enchente, nem de escorregamento, para que ninguém sofra nas próximas chuvas”, adiantou Monnerat.

Segundo ele, em junho o Governo do Estado conclui a concorrência pública para contratar a empresa responsável pela construção das moradias rurais. A previsão é de que as obras tenham início no máximo em julho. “Com os kits dessas casas licitados pelo Governo do Estado, acredito que em junho ou julho a obra já esteja liberada. Porém, só pode ter início quando a Prefeitura chegar a um acordo com os produtores. Serão 391 moradias, casas pré-fabricadas, um modelo construtivo muito moderno, com conforto térmico, rápido de construir e seguro”, assegurou.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil já está mobilizado para vistoriar as áreas do interior do Município onde as moradias deverão ser construídas. “A Defesa Civil avaliará os terrenos onde serão construídas as casas. Se houver necessidade de avaliação do DRM, que é o Serviço Geológico do Estado, nós pediremos esse auxílio. Queremos dar rapidez a esse processo para que as casas sejam logo construídas e dar pronta resposta à população”, garantiu o Coronel Roberto Silva.

O Prefeito Arlei encerrou a reunião garantindo o empenho das equipes da Prefeitura no trabalho de localização das famílias rurais cadastradas e de avaliação dos terrenos para a construção das moradias rurais. “Fico feliz em anunciar que vamos atender produtores e famílias que passaram pela tragédia de 2011. Isso além das 1600 que serão feitas na Fazenda Ermitage e que deverão ter início em junho. Demorou um pouco, por conta da burocracia, mas tudo foi resolvido. As casas vão começar a ser construídas e, além das 1.600, teremos mais 391 casas no interior também”, comemorou.
Previsão é de que as obras das 391 casas comecem em julho para as vítimas da tragédia de 2011

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário