Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Empresa apresenta projetos de implantação de duas centrais hidrelétricas em Teresópolis

Projeto Quartas Ambientais: empresa apresenta projetos de
implantação de duas centrais hidrelétricas em Teresópolis

Com investimento de R$ 100 milhões, os empreendimentos
vão gerar 500 empregos e energia para atender até 600 mil casas

Teresópolis, 3 de agosto de 2011 – Os técnicos Carlos Pedro dos Santos e Carlos Bizerril, da empresa Poço Fundo Energia, foram os palestrantes da edição desta quarta, 3 de agosto, do Projeto Quartas Ambientais. Na pauta, a apresentação dos projetos de implantação de duas pequenas centrais hidrelétricas (PCHs): uma na divisa com o município de São José do Vale do Rio Preto e outra na localidade de Providência, no 2º Distrito de Teresópolis.
Carlos Bezerril, da empresa Poço Fundo Energia: implantação das pequenas centrais hidrelétricas Poço Fundo e Providência incluem vários programas de preservação ambiental

Aberta pelo Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Maurício Lopes, a palestra reuniu líderes comunitários, universitários, sindicalistas e interessados. “Procuramos apresentar temas de relevância nas palestras do Projeto Quartas Ambientais, para manter a população bem informada e incentivar a atuação de poder público e sociedade pela preservação do meio ambiente”, disse Maurício Lopes.

A PCH é uma usina hidrelétrica de pequeno porte, que pode ser implantada com baixos impactos ambientais. Pelos projetos, parte da vazão do Rio Preto será direcionada para um túnel subterrâneo até a casa de força, evitando o alagamento de grandes áreas, a supressão de vegetação e a remoção de casas. A implantação envolve uma série de programas ambientais para preservar a fauna, a flora, a vegetação e as nascentes.

Segundo Carlos Bezerril, os processos de licenciamento se encontram em andamento. O Projeto Básico Consolidado foi apresentado à Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em 2010 e, até setembro, a empresa Poço Fundo Energia apresentará o Projeto Básico Ambiental ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Os investimentos previstos giram em torno de R$ 100 milhões. A previsão do início das obras é para 2012, no caso da PCH Poço Fundo. Já a de Providência deverá ser iniciada em dois anos.

De acordo com os projetos, a capacidade de geração de energia para a PCH Poço Fundo, na divisa com São José do Vale do Rio Preto, é de 14 megawatts; já para a PCH Providência a previsão é gerar 5 megawatts, suficientes para atender, juntas, em torno de 600 mil residências. A previsão é que na fase de construção sejam gerados até 500 empregos diretos, e outros 2.500 indiretos.

 “A PCH atende a demanda energética nacional de forma equilibrada. É um dos empreendimentos menos impactantes em termos de meio ambiente. É uma energia limpa, renovável e sem a maior parte dos impactos associados às grandes hidrelétricas”, explicou Carlos Bezerril, acrescentando que estão previstas várias ações de preservação ambiental. “Serão implantados 27 programas ambientais para conservação do ecossistema, entre eles, o reflorestamento das áreas de preservação permanente e a consolidação de unidades de conservação ao longo do empreendimento”.
Público do Projeto Quartas Ambientais acompanha as explicações sobre o processo de implantação das pequenas centrais hidrelétricas em Teresópolis

FOTOS – crédito para Marco Esteves.
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário