Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Equipes da Defesa Civil e de Obras e Serviços Públicos fazem vistorias em Poço dos Peixes-Teresópolis RJ


Equipes da Defesa Civil e de Obras e Serviços Públicos fazem vistorias
em Poço dos Peixes


Teresópolis, 29 de agosto de 2011 – Os secretários de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, e de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes, e suas equipes, estiveram nesta segunda-feira, 29, no Poço dos Peixes, no 2º Distrito, uma das áreas atingidas pelo temporal de janeiro. Os secretários conversaram com os moradores, ouviram suas demandas e realizaram vistorias no córrego que corta a localidade e na comunidade em geral.
Secretários Denílson Moraes e Cel. Roberto Silva e Subsecretário Tião Correa ouvem as demandas dos moradores

“A nossa intenção é tranquilizar os moradores e informá-los sobre a real situação de Poço dos Peixes, para que boatos sem fundamentos não sejam disseminados. Além disso, estamos vistoriando o córrego, que com as chuvas de 12 de janeiro foi assoreado. A princípio, deve ser feita a dragagem deste córrego, mas todo o trabalho a ser realizado aqui passará pela avaliação do INEA, órgão estadual responsável por definir o que pode ser feito em áreas de rios e córregos”, explicou o Coronel Roberto Silva, que estava acompanhado da equipe da Defesa Civil.

Os técnicos fizeram reavaliações pontuais e retornarão durante esta semana para, conforme os laudos emitidos pelo Departamento Estadual de Recursos Minerais, realizarem novas vistorias e demarcações das casas atingidas. Atualmente, há 44 residências interditadas definitivamente em Poço dos Peixes.

Acompanhado do Subsecretário Tião Correa, o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes, também conversou com os moradores sobre as necessidades da comunidade. “É importante que a Prefeitura mantenha esse contato direto com a população, ouvindo suas necessidades e reivindicações. Estamos à disposição para ajudar no que for preciso. Os funcionários da Secretaria vão realizar todo o serviço solicitado pela Defesa Civil”, ressaltou Denílson Moraes.

As principais preocupações dos moradores estão relacionadas ao assoreamento do córrego e às casas localizadas em áreas de risco. “Nós temos medo de que venha uma chuva forte e o córrego encha, inundando tudo. Além disso, precisamos saber sobre as casas que estão em áreas de risco”, disse Silvia Almeida Oliveira, moradora do Poço dos Peixes há 30 anos.

Maria Inês Gomes, que mora com o filho e o marido na comunidade, frisou que a localidade continua de pé. “Muitas pessoas pensam que o nosso lugar acabou, e isso não é verdade. Temos luz, água, coleta de lixo, os ônibus circulam. Não desistimos de morar aqui, e com a visita dos Secretários confirmamos que a Prefeitura também se lembra da gente”, afirmou.
 Técnicos da Defesa Civil explicam aos moradores sobre o trabalho de interdição em Poço dos Peixes

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário