Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Conferência de Assistência Social realizada com sucesso em Teresópolis

Conferência de Assistência Social realizada com sucesso em Teresópolis

Teresópolis, 1º de agosto de 2011 – Realizada no último sábado, 30 de julho, a IX Conferência Municipal de Assistência Social reuniu profissionais da área e usuários, além de representantes de instituições dos serviços de assistência social, do poder público e da sociedade civil organizada no auditório do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), no Alto. Em pauta, a consolidação do Sistema Único da Assistência Social e a valorização dos profissionais da área. Neste importante fórum de debates, Teresópolis elaborou propostas de políticas públicas para o setor e elegeu 10 delegados para participar da Conferência Estadual, marcada para acontecer de 23 a 25 de outubro, no Rio de Janeiro.

A conferência foi realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Economia Solidária. “Percebemos que os representantes dos segmentos envolvidos na assistência social estão mobilizados, para que os benefícios cheguem a quem realmente precisa desse importante atendimento”, avaliou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Miquéias Nepomuceno, que abriu oficialmente a conferência, em nome do Prefeito Jorge Mario.
Participando da IX Conferência de Assistência Social de Teresópolis: Secretário de Desenvolvimento Social Miquéias Nepomuceno entre a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Margareth Rosi e a Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social Heloísa Mesquita

Durante o evento, Miquéias Nepomuceno fez um balanço dos atendimentos prestados à população pela Secretaria de Desenvolvimento Social, principalmente após o desastre natural de 12 de janeiro, que atingiu 78 localidades do município, afetando cerca de 15 mil pessoas, direta ou indiretamente. “O Governo Jorge Mario foi o que mais ampliou a assistência às famílias necessitadas com o aluguel social, auxílio pago com recursos próprios do município e que atualmente contempla 608 famílias, entre as vítimas de enchentes passadas e a deste ano. O Governo Municipal está empenhado em atender cada vez melhor a população, promovendo o acesso às políticas públicas de assistência social”, atestou.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Margareth Rosi, destacou a importância deste espaço para debater e propor políticas públicas para o próximo ano. “Nesta conferência propomos novas formas de atuação dentro da assistência social para o ano de 2012, dando oportunidade para que poder público e sociedade civil organizada avaliem as propostas em vigor e criem novas, atendendo as expectativas e os anseios da comunidade de Teresópolis”.

A abertura da Conferência de Teresópolis contou com a participação da presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Heloisa Helena Mesquita Maciel, que é superintendente da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. “Segundo o Sistema Único de Assistência Social, a assistência social é uma política pública que deve acontecer de maneira descentralizada e participativa, envolvendo usuários, trabalhadores, instituições e o poder público. A soma dos esforços desses atores é que vai consolidar esse processo”, explicou.

Delegados para a etapa estadual
Com o tema “Consolidar o SUAS (Sistema Único da Assistência Social) e valorizar seus trabalhadores”, proposto pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, foram discutidos quatro subtemas: A centralização do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil; fortalecimento da participação e do controle social; Estratégias para a estruturação da gestão de trabalho do SUAS e Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais.

A plenária final da IX Conferência Municipal de Assistência Social elegeu a delegação que vai representar Teresópolis na VIII Conferência Estadual de Assistência Social, de 23 a 25 de outubro.
Representando o Poder Público foram eleitos Ana Paula Lima da S. Maia (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), Érica Vargas Cordeiro (Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher), Marco Aurélio Freitas da Cunha (Secretaria Municipal de Agricultura), Marcelo Bernardo Quintanilha (Secretaria Municipal de Esportes) e Rita de Cássia Souza Ribeiro (Fundação Leão XIII).
Representando a sociedade civil, foram efeitos Margareth Rosi (APAE Teresópolis), Leda Bione Luna de A. Lima (AASTE – Associação de Assistentes Sociais de Teresópolis), Flávia Becker Alves Xavier (Lar Tia Anastácia), Cleiton Evandro Correa Pimentel (Padrão Águias de Aventura Objetiva) e Elisabete Rosa do Espírito Santo Garcia (Capette – Casa do Pequeno Trabalhador de Teresópolis).

Profissionais da área, usuários, representantes de instituições, do poder público e da sociedade civil apresentam propostas de políticas públicas na IX Conferência de Assistência Social de Teresópolis

FOTOS – crédito para Marco Esteves
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário