Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Encerramento da Semana Mundial da Amamentação em Teresópolis


Palestra, música e dança no encerramento da Semana Mundial da Amamentação em Teresópolis


Teresópolis, 9 de agosto de 2011 – O encerramento da Semana Mundial da Amamentação em Teresópolis, ocorrido na última sexta-feira, 5, no Teatro Municipal, contou com palestra do Dr. Franz Reis Novak - chefe do Serviço de Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira -; apresentações da cantora Pâmela Rezende e do grupo de adolescente do Centro Materno Infantil; e um vídeo do trabalho realizado no PSF de Pimenteiras. Na ocasião, a Secretaria de Saúde fez uma homenagem aos parceiros que apoiaram a implantação do Centro de Lactação de Teresópolis e do Posto de Coleta de Leite Humano, inaugurados no último dia 4.

Com o tema ‘Papel social dos bancos de leite humano’, a palestra do Dr. Franz Reis Novak teve como objetivos divulgar a importância da amamentação e o trabalho realizado no Instituto Fernandes Figueira, unidade de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), localizada no Rio de Janeiro. A instituição irá processar, qualificar e pasteurizar o leite do Posto de Coleta de Teresópolis.

“O ato de amamentar aumenta o vínculo do bebê com a mãe, traz proteção e nutrição para a criança, prevenindo diversas doenças. E os bancos de leite têm papel importante nesse processo. Há no Brasil atualmente 201 bancos de leite, índice considerado bom, mas o objetivo é ampliar este número”, afirmou o médico.

De acordo com Dr. Novak, houve um aumento de 50% no número de recém-nascidos beneficiados com leite materno doado nos últimos cinco anos. O índice saltou de 107 mil crianças, em 2005, para 140,4 mil, em 2010. O palestrante ressaltou que o trabalho do Instituto Fernandes Figueira é referência internacional no setor e já exportou seus conhecimentos técnicos para diversos países, como Venezuela, Honduras, Equador e Espanha.

Após a palestra, Drª Maria Conceição Salomão, chefe da Divisão de Programas de Saúde da Secretaria de Saúde, entregou troféus para os apoiadores da instalação do Centro de Lactação de Teresópolis e do Posto de Coleta de Leite Humano. Em seguida, Pâmela Rezende cantou músicas de Tom Jobim, Marisa Monte e Vital Farias e o grupo de adolescentes do Centro Materno Infantil fez uma apresentação de incentivo à amamentação. A equipe do PSF de Pimenteiras apresentou um vídeo sobre o trabalho da unidade de saúde.  

A programação da Semana da Amamentação, comemorada na primeira semana de agosto, também contou com diversas atividades de apoio e promoção, como palestras, debate, jogos e exibição de vídeos educativos, nas unidades de saúde do município. O tema do município é ‘Na arte de comunicação, a amamentação é D+’, que busca desenvolver a comunicação entre os diversos setores da sociedade como parte fundamental para a promoção e o apoio à amamentação.

Centro de Lactação

Montado com recursos captados pela Prefeitura de Teresópolis através do Programa de Assistência Comunitária do Consulado do Japão, o posto está instalado no Centro Materno Infantil, localizado na Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, na Várzea. No local será estocado o leite materno destinado a bebês prematuros e recém-nascidos de risco internados nos hospitais da cidade.

O Centro de Lactação conta com a colaboração de importantes parceiros, como o Rotary Clube de Teresópolis, a empresa Adal, o estabelecimento Residencial da 3ª Idade e a profissional de saúde Fany Garcia, que disponibilizaram parte do mobiliário e auxiliaram na adaptação do espaço. Para se cadastrar como doadora basta comparecer ao Centro Materno Infantil, de segunda a sexta-feira, das 8h à 18h. O telefone para mais informações é (21) 2742-7940.

fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário