Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Prefeitura de Teresópolis faz obras emergenciais no Lago Iacy,na Granja Guarani

Prefeitura faz obras emergenciais no Lago Iacy


Medida cumpre termo de ajustamento de conduta

Teresópolis, 22 de agosto de 2011 – Por determinação do Prefeito Interino Arlei, a reforma do Lago Iacy, na Granja Guarani, teve início na manhã do último sábado, 20 de agosto. A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, enviou máquinas e homens para tomarem as primeiras providências, de acordo com o termo de ajustamento de conduta firmado entre Ministério Público e Governo Municipal.
Localizado na Granja Guarani, o Lago Iacy tem uma área aproximada de 5 mil metros quadrados
Localizado na Granja Guarani, o lago de águas correntes tem uma área aproximada de cinco mil metros quadrados. Construído por Carlos Guinle no século passado, foi revitalizado em 2003, com bancos, mesas e aparelhos para a prática de esportes e exercícios físicos. Cercado por montanhas protegidas pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o lago, após reformas da Prefeitura, voltará a ser considerado um atrativo turístico de Teresópolis e um local agradável para visitação e caminhadas.

“Mais um atrativo será incorporado ao roteiro turístico de Teresópolis. Além de solucionar os problemas que as infiltrações vêm causando, as reformas vão trazer de volta toda a beleza do lago, favorecendo o bairro”, comentou Denílson Moraes, Secretário de Obras e Serviços Públicos.

Segundo o subsecretário da pasta, Tião Correia, a primeira providência, iniciando a solução do problema de infiltração, foi tomada. “O pontapé inicial foi dado hoje. Fizemos uma barreira provisória no meio do lago para desviar o curso da água. Com o local seco, teremos condições de ver a extensão do problema e atuar de forma específica e permanente, fazendo as obras necessárias”, explicou o subsecretário, que fez questão, ainda, de ressaltar o valor ambiental do lago. “O Lago Iacy precisa ser recuperado por várias razões; uma delas é pelo investimento feito pelo poder público e outra, principalmente, pela preservação de um patrimônio natural”, concluiu Tião.

Vizinhos ao lago, o médico Ivar Jaldin e o advogado Jaime Waismann enalteceram a atuação da Prefeitura. “Com essas medidas espero que os problemas acabem e que o lago seja urbanizado novamente”, disse o advogado. “Eu acho isso aqui tão lindo que já pensei algumas vezes em adotar o lago devido ao abandono. Mas agora tenho esperanças de ver esse atrativo, novamente, ser visitado, com turistas e moradores podendo desfrutar dessa beleza natural”, comentou o médico Ivar.
A reforma do Lago Iacy, na Granja Guarani, teve início na manhã do último sábado, de acordo com o termo de ajustamento de conduta firmado entre Ministério Público e Prefeitura

Texto: Gisele Barreto
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário