Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Prefeitura de Teresópolis e Viva Rio buscam apoio do Estado para manter atendimento no 2º Distrito


Prefeitura e Viva Rio buscam apoio do Estado para manter atendimento no 2º Distrito

Teresópolis, 26 de agosto de 2011 – O Prefeito Interino Arlei se reuniu na manhã desta sexta-feira, dia 26, com o Coordenador do Movimento Viva Rio, Tião Santos. O encontro, intermediado pelo Vereador Claudio Mello, teve o objetivo de solicitar ao Poder Executivo a prorrogação do atendimento médico à comunidade do 2º Distrito de Teresópolis. A base da ONG Viva Rio está localizada na Escola Municipal Aloísio de Souza Silva, em Providência, desde o dia 13 de janeiro.

Segundo Arlei, o Governo Municipal tem todo o interesse em manter os serviços prestados pelo Viva Rio para a comunidade do 2º Distrito. “Em breve reabriremos a Escola Municipal Aloísio de Souza Silva e o Viva Rio terá um espaço no local para manter o atendimento à população daquela região”, disse.  

O trabalho do Viva Rio tem ênfase na área de saúde, disponibilizando à população do local, gratuitamente, atendimentos na área da saúde, com uma equipe composta por médico, enfermeiros, dentista, farmacêutico e psicólogos. Há ainda uma brigada de 20 Agentes Comunitários de Saúde, Defesa Civil e Meio Ambiente, que trabalha em campo fazendo levantamento dos moradores da região e suas necessidades.

De acordo com Tião Santos, o convênio, que termina em 31 de agosto, não conta com nenhum recurso público. “Este trabalho funciona desde janeiro em função dos recursos doados pela sociedade. No entanto, esta verba está terminando e nós queremos continuar ajudando a população do 2º Distrito, que ainda precisa do nosso apoio. Para isso, estamos nos articulando junto ao Governo do Estado e solicitando o apoio da Prefeitura Municipal”, esclareceu. 

O Prefeito Interino ofereceu o auxílio da Secretaria Municipal de Saúde para a ONG na elaboração de projetos, com o objetivo de captar recursos junto ao Governo do Estado. “Já agendei um encontro do Tião com o Secretário de Saúde, Carlos Otávio. Além disso, estarei no Rio de Janeiro hoje à tarde para encontrar com o Vice-Governador Pezão e solicitar a ele apoio. Faremos o que for possível para que este trabalho não pare”, disse.

“O Viva Rio dá para Teresópolis um apoio que muitas outras cidades gostariam de ter. O município tem que tentar manter esse serviço, que já está lá, funcionando bem, com ações preventivas executadas por profissionais capacitados”, avaliou o Vereador Claudio Mello.

Um mapeamento das áreas de risco do 2º Distrito já começou a ser elaborado pelos agentes comunitários. O atendimento médico acontece de segunda a sexta-feira, na base do Viva Rio, na escola Aloísio de Souza Silva (Estrada Rio-Bahia, km 62 - Providência); as terças e quintas, a equipe visita as casas dos moradores da região.
Prefeito Arlei se reúne com o Coordenador do Viva Rio, Tião Santos, a responsável pelo posto de Providência, Roberta Rodrigues, e o Vereador Claudio Mello. Na pauta, a prorrogação do atendimento médico à comunidade do 2º Distrito de Teresópolis.

Texto: Fabiana Fuchs
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário