Prefeitura de Teresópolis realiza obras e recupera escolas em áreas atingidas pelas fortes chuvas de janeiro
Teresópolis, 16 de agosto de 2011 - Nesta terça-feira, 16, diversas equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos trabalham para a abertura de vias, e ainda recuperação de escolas nos bairros atingidos pelas fortes chuvas do dia 12 de janeiro.
- Campo Grande
Em Campo Grande , integrantes da Secretaria de Serviços Públicos realizaram capina e limpeza da rua José da Rocha. Para voltar a atender os moradores do local, com o transporte coletivo, uma máquina retroescavadeira está retirando o entulho e ainda nivelando a rua para a passagem do ônibus. A previsão para o término do reparo é de uma semana, possibilitando assim, que os passageiros embarquem no antigo ponto final, onde o motorista poderá fazer a manobra do veículo.
Em Campo Grande , integrantes da Secretaria de Serviços Públicos realizaram capina e limpeza da rua José da Rocha |
- Ponte do Imbuí
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos prossegue com outros trabalhos já iniciados, como a execução do muro de contenção na Rua Édio Esteves, na altura da Ponte do Imbuí. Os trabalhos devem seguir por mais 30 dias. Além do muro de contenção, a equipe fará a recuperação da rede de manilha que rompeu.
Prefeitura Municipal prossegue com trabalho de execução do muro de contenção na R. Édio Esteves, na altura da Ponte do Imbuí |
Reabertura de escolas
-Três Córregos
Por determinação do Prefeito interino, Arlei de Oliveira Rosa, a Escola Nadir Veiga Castanheira, em Três Córregos, interditada há sete meses, está com uma equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos realizando a recuperação total da unidade. Com previsão de término dos reparos de 30 dias, cerca de 28 funcionários trabalham na retirada de entulhos. Limpeza, reformas em geral e pintura são ações que estão acontecendo durante este período de recuperação.
Além de caminhões para a retirada dos entulhos, o caminhão pipa esteve no local para auxiliar na limpeza da escola. Para Delma Duarte, 35 anos, autônoma, esta ação vai beneficiar toda a população de Três Córregos. “Esta escola é a única que abrange o segundo segmento. Antes da tragédia estudavam cerca de 800 crianças, que foram remanejadas para outras unidades. Ela ficou desativada por quase sete meses e agora veio alguém para nos ajudar. A escola era de ótima qualidade, com professores excelentes. Não tem como uma escola dessas ficar parada”, completou.
Os pais dos antigos alunos também estão felizes e se sentem mais tranqüilos em saber que a unidade será reaberta. Silvio de Oliveira, morador do bairro, tem uma filha de quatro anos que começaria a estudar no local este ano, mas com tragédia, foi transferida. “A melhor coisa a fazer é reabrir a escola. A estrutura é boa, a escola é boa e só traz benefícios para a comunidade. Tenho esperança que no próximo ano minha filha possa ser transferida para este colégio. É muito mais perto da minha casa”, afirmou Silvio, 46 anos.
- Barra do Imbuí
Outra obra executada por trabalhadores da Prefeitura foi a retirada de uma barreira situada nos fundos da Escola Municipal Professora Floripes Langoni Ferro. A unidade escolar está interditada, desde o período das chuvas de janeiro, por conta de uma barreira e de uma pedra que oferecia risco de deslizamento. Hoje, a escola foi entregue à Secretária de Educação após serem cumpridas as exigências feitas pela Defesa Civil. No entanto, o Governo Municipal aguarda novo laudo dos técnicos e se mobiliza na compra de mobiliário, material didático e limpeza geral para a reabertura do local nos próximos dias.
- Parque do Imbuí
A Escola Municipalizada Isabel Rita da Veiga, visitada pelo Prefeito Arlei no último sábado, dia 13, recebeu limpeza e vistoria para levantamento de reparos, como prometido por ele. De acordo com o Prefeito, a escola voltará a funcionar o mais rápido possível em dois turnos, regularizando assim o funcionamento das turmas. Atualmente são duas turmas diferentes estudando em uma mesma sala. Para a diretora da unidade, Rosa Vargas, esta atitude do Prefeito Arlei em retomar o segundo turno da escola foi a melhor possível. “Retornando com o segundo turno, as crianças terão mais espaço. Além disso, a qualidade do ensino será outra, pois as professoras terão mais tranqüilidade para trabalhar com os alunos”, afirmou.
Texto: Carol Asthine
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário