Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Ação de prevenção ao câncer de pele em Teresópolis neste sábado, 26

Ação de prevenção ao câncer de pele neste sábado, 26

Atividades acontecem no PSF de Vargem Grande e no Ambulatório do Unifeso, no Bom Retiro

Teresópolis, 22 de novembro de 2011 – A Prefeitura e o Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) realizam neste sábado, 26, das 9h às 15h, uma ação de prevenção ao câncer de pele. As atividades acontecem no PSF de Vargem Grande, no 3º Distrito, e no Ambulatório do Unifeso, localizado na Rua Tenente Luiz Meirelles, 789, no Bom Retiro. Na ocasião, serão realizadas consultas com dermatologistas e oncologista, palestras e distribuído material explicativo sobre os cuidados que devemos ter com a pele. A ação integra a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele 2011, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

“A proteção solar inclui um conjunto de atitudes que engloba o uso diário de filtro solar, guarda sol, boné e óculos escuros. Além disso, devemos evitar a exposição ao sol das 10 às 16 horas”, ressalta a dermatologista Deise Cavallieri, coordenadora do Programa de Hanseníase da Secretaria de Saúde e que vai participar do evento.

Deise Cavallieri também frisa que todos devem cuidar da pele, mas alerta que pessoas com antecedentes familiares de câncer de pele, que já tiveram queimadura solar, com sardas e pintas, pele clara e que não conseguem se bronzear precisam se proteger do sol com mais ênfase. “Também devemos estar atentos aos sinais que mudam de cor, forma ou tamanho, que inflamam ou coçam. O ideal é que as pessoas passem por consultas periódicas ao dermatologista, pelo menos, uma vez por ano, a não ser que apresentem lesões que requeiram cuidados neste intervalo”, pontuou.

Proteção Solar

- Para a síntese de vitamina D no organismo, bastam 10 minutos de sol, duas vezes por semana, mas sempre usando protetor solar;

- Use boné ou chapéu e camiseta sempre que estiver em situação de exposição ao sol;

- Evite sair ao sol entre 10 e 16 horas; e

- O protetor solar deve ser usado diariamente e aplicado 30 minutos antes de sair de casa. Deve ser reaplicado a cada 2 horas ou após transpiração excessiva.

Texto: Mara Lúcia
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário