Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Prefeitura de Teresópolis promove ação de saúde na Praça Baltasar da Silveira

Prefeitura promove ação de saúde na Praça Baltasar da Silveira

Atividades acontecem nos dias 16, 17 e 18 de novembro

Teresópolis, 11 de novembro de 2011 – Para lembrar o Dia Nacional de Combate à Tuberculose (17 de novembro) e de combate à dengue (19 de novembro), a Prefeitura realiza nos dias 16, 17 e 18, das 9h às 13h, na Praça Baltasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, no Centro, uma ação de conscientização e sensibilização sobre os assuntos. Serão apresentados vídeos educativos e distribuídos panfletos. Além disso, adolescentes integrantes dos programas do Centro Materno Infantil vão encenar uma peça teatral alertando sobre os perigos da proliferação do mosquito Aedes aegypti.

“Para evitarmos a incidência da dengue, a melhor atitude é a prevenção. Por isso, além do trabalho feito pela Prefeitura, é necessária a mobilização dos moradores para combatermos os focos de acúmulo de água. Por isso, vamos promover esta ação de conscientização num local central para abranger o maior número de pessoas possível. A ideia é levar o projeto para os bairros”, afirmou o Coordenador da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Alonso de Faria.

A Coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose de Secretaria de Saúde, Elvira Crivano, também ressalta a importância da população estar bem informada sobre a doença. “A nossa intenção é informar sobre a doença, quais são os sintomas, cuidados a serem tomados, especialmente com relação à continuidade do tratamento”, frisou a médica, pontuando que o tratamento pode ser feito na Secretaria ou nos PSFs e Unidades Básicas de Saúde, para que o paciente não precise se deslocar do seu bairro e se dirigir à sede da Secretaria, na Tijuca.

‘Tuberculose tem cura!’

Tosse seca ou não, por mais de duas semanas, febre baixa principalmente à tarde, falta de apetite, emagrecimento e suores noturnos podem ser indicativos de Tuberculose. Se a pessoa apresentar esses sintomas, deve procurar de imediato o Posto de Saúde mais próximo para a realização de exames. O tratamento é totalmente gratuito, inclusive os medicamentos, e a doença é 100% curável.

O Programa de Controle da Tuberculose funciona na Secretaria de Saúde e atende aos pacientes recebendo material para exame de baciloscopia, investigando os contactantes do doente e realizando o teste tuberculínico (PPD). O atendimento acontece terça, quarta e sexta-feira, pela manhã, por encaminhamento médico ou o paciente pode se dirigir diretamente à Divisão de Vigilância Epidemiológica. Para mais informações, o telefone do setor é (21)2742-9883.

Texto: Mara Lúcia
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário