Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Secretaria de Cultura marca presença na 28ª Feira do Produtor Rural de Teresópolis

Secretaria de Cultura marca presença na 28ª Feira do Produtor Rural de Teresópolis

Thiago Andrade e Clotilde Soares
Teresópolis, 8 de novembro de 2011 - Realizada neste fim de semana, de 3 a 6 de novembro, com inúmeras atrações, a 28ª Feport - Feira do Produtor Rural de Teresópolis - contou também com o reforço da Secretaria de Cultura. Agregando valor ao evento, a Cultura marcou sua presença na Feport levando ao Parque de Exposições, em Albuquerque, dois de seus principais projetos: a Trupe da Cultura e o Encontro de Cultura de Raiz.
Wanda Pinheiro
Zé Lopes, Seu Timbira, Nilton, Daniel Vieira e Genaro da Zabumba

As atrações promovidas pela Secretaria de Cultura tiveram início no fim da tarde de sexta-feira, dia 4, com a Trupe da Cultura. No palco do Parque de Exposições, os professores Patrícia Araújo, Mônica Botafogo, Jeanette Albuquerque, Andréa Sant’Anna e Ayrton Rebello animaram o público com show que reuniu canções da MPB e músicas do universo infantil, como ‘No caminho da roça’, ‘Mariquinha’ e ‘Macaco Muriqui’, entre outras. A apresentação contou ainda com a encenação da divertida história de ‘Chapeuzinho Amarelo’, de Chico Buarque.
Os dançarinos Richela e Douglas
Ayrton Rebello, Patrícia Araújo, Mônica Botafogo, Jeanette Albuquerque e Andréa Sant'Anna

Já na tarde de sábado, 5, e de domingo, 6, as atenções se voltaram para as duas edições especiais do Encontro de Cultura de Raiz. Normalmente realizado no teatro da Casa de Cultura, desta vez o evento foi levado à Feira do Produtor Rural, indo de encontro a um dos maiores objetivos da Feport - a valorização do homem do campo.
Amado Rodrigues e Nilton
Seguindo os moldes tradicionais do Encontro de Cultura de Raiz, as edições especiais na Feport tiveram formato de programa de auditório e cenário de cozinha de roça, tendo como apresentador o engenheiro agrônomo Beto Selig. Ao longo dos dois dias, foram mais de vinte apresentações com muita moda de viola, forró, baião, congada, enfim, a verdadeira música de raiz.
Genaro da Zabumba, Seu Timbira, secretário de cultura Ronaldo Fialho e Clotilde Soares
Adão Curió da Viola abriu a programação na tarde de sábado, seguido de Geraldo Resende, que fez sucesso com ‘Festa de Rodeio’, de autoria própria. O sanfoneiro ‘Seu’ Timbira apostou no forró, acompanhado por Genaro da Zabumba, Nilton de Bonsucesso e Tião Pereira. Entre outros artistas, destaque para Ozair Furtado, o palhaço Pirilim, que contou histórias e encantou com o ‘Monólogo das Mãos’, de Ghiaroni, e para Gustavo Agostini e Emma, que deram show com seus pífanos. Encerrando a edição de sábado, a Banda Dávilla encantou a todos com ‘Céu’, de autoria própria, e ‘Bola de Sabão’.
 Crésio da Vila, Mário do Violão e Nilton
A Trupe da Cultura se apresentou sexta-feira


No domingo, 6, mais artistas se apresentaram na segunda edição especial do Cultura de Raiz. Destaque para Thiago Andrade, que agradou em cheio com sucessos do sertanejo universitário e ainda cantou modas de viola ao lado da avó, Clotilde Soares. Entre outros artistas, Carlinhos Boy chamou a atenção tocando blues na gaita e no banjo. Paulo Medeiros apostou em ‘Amar não é pecado’ e Wanda Pinheiro apresentou diversos repentes, além do sucesso ‘Beijinho Doce’. Finalizando, o Grupo Encantos e Batuques encantou a plateia com números de baião de princesa e da congada de Minas Gerais, com a participação especial dos dançarinos Richela Amaral e Douglas.
Geraldo e Ivanil Resende
As edições especiais agradaram. “Vim para prestigiar a festa toda. Adoro este ambiente e achei maravilhoso realizar o Cultura de Raiz na Feport. Afinal, esta é uma festa para o homem da terra, o que tem tudo a ver com o Cultura de Raiz”, comentou a professora aposentada Marta Resende. A visitante Maria Luisa Dias concordou. “Achei ótimo uma programação musical durante o dia na Feport, ainda mais sendo de forma tão temática, próxima ao universo do homem do campo”, destacou.
Mario do Violão
Seu Timbira e Nilton

“A realização do Cultura de Raiz na Feport deu visibilidade aos nossos artistas da chamada cultura popular, permitindo que apresentassem seu trabalho a um público diversificado, além de atender aos anseios do verdadeiro homem do campo. A feira, como um todo, cumpriu seu papel com grande sucesso e nós, da Cultura, demos a nossa contribuição dentro deste processo, levando ao interior um pouco da verdadeira música de raiz”, declarou o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, que esteve presente durante todo o evento.
A Banda Dávilla encerrou o Cultura de Raiz no sábado
Gustavo e Emma deram show com os pífanos
A 28ª Feira do Produtor Rural foi promovida pela Prefeitura de Teresópolis e Equipe Organizadora, com patrocínio do Banco BMG e Cerveja Itaipava, e apoio de diversas empresas.
Carlinhos Boy

Relação de participantes

Participaram das edições especiais do Cultura de Raiz na 28ª Feira do Produtor Rural de Teresópolis – Feport – os seguintes artistas:
Ozair Furtado, o palhaço Pirilim

Sábado, 5 – Adão Curió da Viola, Nilton de Bonsucesso, Nelcir de Canoas, Geraldo Resende, ‘Seu’ Timbira, Genaro da Zabumba, Tião Pereira, Ozair Furtado, Wanda Pinheiro, Paulo Medeiros, Crésio da Vila, Clotilde Soares, Mario do Violão, Gustavo Agostini e Emma e Banda Dávilla (Pâmela Rezende - voz e violão, Lou Janssen - baixo, Tito Bianquini – percussão, e Lino Beserra - bateria).

Domingo, 6 – ‘Seu’ Timbira, Zé Lopes, Nilton de Bonsucesso, Daniel Vieira, Genaro da Zabumba, Geraldo Resende, Cresio da Vila, Amado Rodrigues, Ivanil Resende, Thiago Andrade, Clotilde Soares, Paulo Medeiros, Wanda Pinheiro, Carlinhos Boy, Grupo Encantos e Batuques, Richella Amaral e Douglas.
Grupo Encantos e Batuques
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Cláudio Furtado
Secretaria Municipal de Cultura
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário