Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Prefeitura de Teresópolis promove ação de combate ao fumo

Prefeitura promove ação de combate ao fumo neste domingo, 27


Atividade acontece na Feirinha de Teresópolis

Teresópolis, 23 de novembro de 2011 – A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, realiza neste domingo, 27, das 9h às 15h, na Feirinha de Teresópolis, no Alto, uma ação de conscientização sobre o tabagismo. Na ocasião, os interessados poderão fazer o Teste de Fagerstrom, questionário de avaliação que aponta o grau de dependência à nicotina, e se cadastrar para participar do Programa de Controle do Tabagismo do município. Além disso, serão distribuídos panfletos sobre o assunto. A atividade acontece no Dia Nacional de Combate ao Câncer, uma das principais doenças decorrentes do fumo.

“Vamos aproveitar a data para sensibilizar as pessoas sobre os malefícios do cigarro e para incentivar os fumantes a aceitarem ajuda para conseguir vencer o vício. Este é o objetivo do nosso programa, que tem encontros semanais durante três meses. A partir daí, a pessoa deve seguir com a fase de manutenção, com reuniões mensais e duração de um ano e meio, para evitar a recaída”, explica a Coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo de Teresópolis, Márcia Sayão.

O programa funciona na Secretaria de Saúde, na Tijuca. Para se inscrever, basta ligar para a Divisão de Programas, no número (21)2743-1726, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Malefícios do cigarro

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. O cigarro contém 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes. Além de câncer de pulmão, boca, faringe e estômago, o fumo pode acarretar problemas cardíacos e respiratórios, entre outras complicações.

Texto: Mara Lúcia
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário