Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Agentes comunitários de saúde de Teresópolis recebem certificado do curso sobre o Sistema de Alerta e Alarme

Agentes comunitários de saúde recebem certificado do curso sobre o Sistema de Alerta e Alarme


Teresópolis, 9 de novembro de 2011 – A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, entregou nesta quarta-feira, 9, os certificados de participação no curso sobre o Sistema de Alerta e Alarme para 64 agentes comunitários de saúde dos PSFs (Postos de Saúde da Família). A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde, na Tijuca.

“Os agentes comunitários de saúde são um de nossos contatos diretos com os moradores e essa ligação com as comunidades é fundamental para o desenvolvimento do trabalho da Defesa Civil nos bairros, tanto no que se refere aos NUDECs quanto ao funcionamento do Sistema de Alerta e Alarme”, ressaltou o Coordenador dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil, Marcelo Rangel.

Para Flavia Alexandre, que trabalha no PSF da Quinta Lebrão há dois anos, o curso contribui para a capacitação dos agentes. “Eu me sinto mais preparada para ajudar os moradores em casos de chuvas fortes. Conheço algumas vítimas do desastre de janeiro e o sistema é muito importante porque pode ajudar a salvar muitas vidas”, comentou.

O Sistema de Alerta e Alarme consiste em um conjunto de sirenes instaladas em dez localidades consideradas de risco. Agentes comunitários de saúde, líderes comunitários, guardas municipais, bombeiros, entre outros moradores, foram treinados para agir em casos de alerta. Eles receberão aparelhos celulares por meio dos quais serão avisados quando as chuvas atingirem níveis críticos. Com o auxílio do aviso emitido pelas sirenes, serão responsáveis por conduzir os moradores aos pontos de apoio pré-determinados pela Defesa Civil.

Texto e fotos: Mara Lúcia
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário