Prefeitura garante transporte para pacientes de hemodiálise
Teresópolis, 18 de novembro de 2011 – Realizada nesta sexta-feira, 18, a primeira viagem dos 69 pacientes que farão hemodiálise no Centro de Terapia Renal de Itaboraí, com transporte garantido pela Prefeitura de Teresópolis. Desde o aviso de interdição do setor de nefrologia do Hospital das Clínicas de Teresópolis (HCT) pela Vigilância Sanitária Estadual, a Administração Municipal está empenhada na organização do transporte e acompanhamento dos pacientes nesta fase de realização do tratamento fora do município. Tal situação ocorreu por conta de um Termo de Ajustamento de Conduta não cumprido pelo HTC.
Segundo o Reitor do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), Luis Eduardo Possidente Tostes, o serviço de hemodiálise do Hospital das Clínicas funciona há vários anos, sem ter apresentado nenhum problema. “Apesar do resultado da Vigilância Sanitária Estadual ter apontado problema na água, fizemos uma contraprova e o laudo mostrou que a água estava própria”, afirmou. Para Antonio Laginestra, presidente do Conselho Diretor da FESO (Fundação Educacional Serra dos Órgãos), mantenedora do hospital, o setor não precisava ter sido fechado. “Tínhamos problemas de espaço e de plantão diário de responsável técnico, que eram perfeitamente solucionáveis com boa vontade, sem a necessidade de interditar o serviço”, opinou.
O grupo de pacientes fará hemodiálise nos turnos da manhã, tarde e noite, e contará com transporte através de veículo próprio da Secretaria Municipal de Saúde, de micro-ônibus da Prefeitura e de ônibus fretado, sempre com acompanhamento de equipe técnica de saúde e de uma ambulância para atender alguma eventualidade. Essa situação será mantida pelos próximos 30 dias, tempo estimado pelo Hospital das Clínicas para que a instituição faça os reparos necessários em seus equipamentos e instalações, e providencie plantão diário de responsável técnico, a fim de que o serviço volte a ser prestado aos pacientes em Teresópolis. “Os pacientes deverão comparecer ao ponto de encontro, no Ginásio Pedrão. Todos serão levados em domicílio após o tratamento”, garantiu o Secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna.
O Prefeito Arlei fez questão de destacar que desde que assumiu a Prefeitura, em agosto, vem fazendo contato com a FESO e o Hospital das Clínicas visando melhorar a prestação dos serviços de saúde à população. “Saúde é uma das prioridades no nosso governo. Buscamos entendimento com a Secretaria de Estado de Saúde e também recursos para melhorar o atendimento. O que a Prefeitura pode fazer de imediato em favor dos pacientes de hemodiálise pode parecer pouco, mas ano que vem o município terá vida nova na saúde, junto com a FESO”, assegurou.
Em reunião na noite desta quinta-feira, 17 de novembro, com o Prefeito Arlei, representantes da FESO e do HCT reconheceram o empenho da Prefeitura em prestar todo o apoio necessário às instituições e, principalmente aos pacientes, durante esta situação temporária. “Essa gestão está atuando há apenas três meses, mas há muito mais diálogo do que em governos anteriores, reconhecendo a importância do hospital para a cidade”, disse a diretora do Hospital das Clínicas, Rosane Rodrigues. “FESO e Prefeitura buscam uma parceria que nunca houve antes. Essa situação deverá se reverter em curto espaço de tempo. Para isso não nos falta vontade, nem empenho”, completou Antonio Laginestra. Membro do Conselho Diretor da FESO, Jorge Farah agradeceu o empenho do Prefeito Arlei, “que não mede esforços para ajudar nesta situação”.
Texto: Silvia Pimentel
Foto: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário