Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

X Conferência de Saúde de Teresópolis debate melhorias no SUS

X Conferência de Saúde de Teresópolis debate melhorias no SUS


Prefeito Arlei assinou contrato que amplia o número de atendimentos de saúde
no Hospital São José e na Beneficência Portuguesa

Teresópolis, 28 de novembro de 2011 – Com o tema ‘Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro’, a X Conferência Municipal de Saúde, ocorrida no último final de semana, no Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), reuniu autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, profissionais da área, lideranças comunitárias e usuários do Sistema Único de Saúde. Na ocasião, o Prefeito Arlei e os diretores do Hospital São José e da Beneficência Portuguesa assinaram o Plano Operativo de Atenção Pactuada 2011/2012, que prevê o aumento significativo no número de consultas médicas, exames e cirurgias, entre outros procedimentos.

“Agradeço a presença e o empenho de todos em nos ajudar a planejar políticas públicas que contribuam para a melhoria da qualidade dos serviços prestados na saúde. Esse é o meu objetivo frente à Prefeitura, trabalhar para que a população tenha o melhor na saúde e em todos os outros serviços públicos”, frisou o Prefeito Arlei, que elogiou a gestão de sua equipe de governo, em especial do Secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna.

Carlos Otávio ressaltou a importância da conferência para o aprimoramento do SUS. “Com a implantação do Sistema Único de Saúde alcançamos grandes avanços, mas ele precisa ser aperfeiçoado, por isso, a realização desta conferência é fundamental para auxiliar nesta tarefa”, destacou o Secretário, lembrando que a assinatura de novos convênios com os hospitais da cidade, inclusive Hospital das Clínicas de Teresópolis, representa uma vitória para todos que participaram das negociações e para os usuários.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdir Paulino, enfatizou a luta para que a Conferência acontecesse e agradeceu o apoio do Prefeito Arlei. Além disso, entregou ao conselheiro Renato Mello um certificado de honra ao mérito pela dedicação à frente do Conselho enquanto presidente. O Pró-Reitor do Unifeso, José Feres, frisou que “a união do Poder Público e dos aparelhos de formação de recursos humanos é capaz de propiciar a melhoria da saúde”. 
Prefeito Arlei com Renato Mello e Valdir Paulino, do Conselho Municipal de Saúde

Na sexta-feira, 25, a Conferência contou com a palestra do professor Ruben Araújo de Mattos, doutor em Saúde Coletiva, pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). A abertura contou ainda com a presença do Deputado Estadual Nilton Salomão, dos Vereadores Cláudio Mello e Dr. Carlão, do Prefeito de Magé, Nestor Vidal, acompanhado do seu Secretário de Saúde, Ricardo Baeta, e do presidente do Copete (Conselho de Pastores de Teresópolis), Arnou dos Anjos.

Propostas aprovadas

Durante o evento, a política municipal de saúde foi analisada, assim como propostas de melhorias foram apresentadas por grupos de trabalho formados e submetidas à votação pela plenária. Entre as propostas aprovadas estão a reorganização dos níveis de atenção à saúde; a ampliação da cobertura da Atenção Básica; implementação de práticas de humanização na rede SUS; e construção, ampliação e reforma das unidades de saúde, contemplando o serviço de Pronto Atendimento no interior do município.

Na ocasião, foram eleitas as entidades que vão compor a gestão 2012/2013 do Conselho Municipal de Saúde.

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário