Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Vereadores de Teresópolis debatem situação dos pacientes de hemodiálise e outros temas

Vereadores debatem situação dos pacientes de hemodiálise e outros temas


A Câmara Municipal de Teresópolis se reuniu na noite de quinta-feira, dia 17, quando foram debatidos importantes assuntos, como o descarte de lixo hospitalar vindo de outro município em Teresópolis. A questão dos pacientes da hemodiálise foi o tema principal, demonstrando a preocupação dos Vereadores com as pessoas que eram atendidas pelo setor de Nefrologia do HCT e que, devido à interdição feita pela Vigilância Sanitária, poderão ter que ser atendidos em outros municípios.

O Vereador Marcelo Oliveira (PMN) comentou o fato de ter sido descoberto que material médico já usado foi deixado às margens de um rio da cidade. Gases, seringas e outros materiais usados em tratamento médico e que deveriam ser tratados de outra forma. Segundo o Vereador Marcelo, este é um grave crime ambiental e descobriu-se que o lixo hospitalar teria vindo de Cachoeiras de Macacu e que tudo deve ser apurado e os responsáveis punidos. Marcelo também comentou a questão da interdição do Setor de Nefrologia do Hospital das Clínicas de Teresópolis (HCT). O Vereador ressaltou que não foi cumprido o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre o HCT e o Ministério Público, o que acabou causando a interdição.

O fato também foi citado pelo Vereador Cláudio Mello (PT). Ele disse que assim que aconteceu a interdição procurou se inteirar do assunto e que constatou a necessidade da mesma acontecer, em virtude de problemas inclusive com a água utilizada no setor de Nefrologia, que estava colocando em risco a vida dos pacientes.

Quem também falou a favor da necessidade de um entendimento rápido em prol dos pacientes de hemodiálise foi a Vereadora Dra. Cláudia (DEM). A Vereadora também comentou o falecimento do jornalista Rubem Alsina, cujo nome é dedicado ao setor da imprensa na Câmara Municipal. Dra. Cláudia também frisou que esteve representando o Legislativo na solenidade festiva pelos 50 anos da Igreja Batista Central e também na Assembléia Diocesana realizada pela Igreja Católica no Ginásio Pedrão.

Ainda nos pronunciamentos dos vereadores, quem se manifestou foi o Vereador Dr. Carlão (PMDB), que comentou que um ex-prefeito da cidade que trabalhava nos bastidores pela absolvição do prefeito cassado Jorge Mario. Segundo Dr. Carlão, este ex-prefeito queria a permanência de Jorge Mario, pois dizia em rodas políticas que acreditava que este no cargo seria seu maior “cabo eleitoral”.

Votos de Congratulações e de Pesar foram aprovados

O Vereador Paulinho Carvalho (PTB) apresentou na sessão ordinária um requerimento de Voto de Congratulações para o PX Clube de Teresópolis, pelo trabalho e empenho da instituição após o temporal de janeiro deste ano. O Vereador lembrou que em muitos locais não havia telefonia e que a comunicação era feita pelos voluntários do PX Clube de Teresópolis, contribuindo assim de forma significativa para o socorro às vítimas.

O Vereador Dr. Habib (PMN) também apresentou requerimento de Voto de Congratulações ao povo libanês, pela passagem da data nacional do Líbano, que acontecerá no dia 22 de setembro. Na sessão ordinária, o Vereador havia apresentado também dois outros requerimentos, mas de Voto de Pesar, às famílias do jornalista Rubem Alsina e do jovem William Araújo. Foi lembrado que, inclusive, o jornalista Rubem Alsina foi homenageado ainda em vida pela Câmara, sendo batizado com o seu nome o espaço dedicado à imprensa que cobre as reuniões da Câmara.

fonte:Câmara Municipal de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário