Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Pelo fim da violência contra as mulheres: público prestigia lançamento da campanha “Quem ama abraça” em Teresópolis



Pelo fim da violência contra as mulheres: público prestigia lançamento da campanha “Quem ama abraça” em Teresópolis


Teresópolis, 23 de novembro de 2011 – Um público formado por servidores públicos, sindicalistas, expositoras do Espaço Mulher, autoridades e convidados prestigiou o lançamento da campanha “Quem Ama Abraça – pelo fim da violência contra as mulheres”, realizada na noite desta terça, 29, no Teatro Municipal, na Várzea, sob a coordenação da Secretaria dos Direitos da Mulher.

Iniciativa da Rede de Desenvolvimento Humano e do Instituto Magna Mater, e tendo como objetivo estimular o debate sobre a questão da violência contra as mulheres por meio de intervenções urbanas, a mobilização acontece em comemoração aos 20 anos da campanha internacional “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher” e os 30 anos do Dia Internacional de Luta pela Não Violência contra as Mulheres.

A meta é chamar a atenção da população para dados alarmantes, que mostram que cada duas horas, uma mulher é assassinada no Brasil; seis em cada dez brasileiros conhecem alguma mulher que foi vítima de violência doméstica; 30% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência doméstica; a cada dois minutos, cinco mulheres são violentamente agredidas no Brasil. 

Em Teresópolis, o seminário realizado para marcar a data foi aberto pela Secretária dos Direitos da Mulher, advogada Joselice Cerqueira, e reuniu a assistente social Leda Bione, do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), instalado na sede da Secretaria dos Direitos da Mulher, o delegado Walter Barros, titular da 110ª Delegacia de Teresópolis, e Glayde Selma da Hora, representante da Comissão OAB Mulher. Foi abordado o tema ‘A aplicação da Lei Maria da Penha na prática’ e feitos esclarecimentos sobre o significado da campanha internacional ‘16 dias de ativismo’.

“Tenho 35 anos de luta em defesa dos direitos das mulheres e ainda me emociono ao participar dessas campanhas. A violência contra a mulher é uma questão cultural, precisamos mudar esse quadro”, disse a Secretária Joselice Cerqueira. “Teresópolis é uma das poucas cidades a contar com uma Secretaria dos Direitos da Mulher, com um Conselho da Mulher e um Centro de Atendimento. Precisamos fortalecer essa rede”, conclamou.

Representando o Prefeito Arlei, que não compareceu por ter ido a Brasília em busca de convênios e recursos para o município, o Secretário de Governo, José Carlos Cunha, parabenizou o trabalho realizado em Teresópolis em defesa da mulher. Também prestigiaram o evento os secretários municipais Neli Pampillón (Educação), Graça Granito (Desenvolvimento Social), Lucas Bonifácio (Administração), Carlos Tucunduva (Turismo), José Maria Rodrigues (Orçamento Participativo) e o Ouvidor Municipal, Luiz Carregal.

Durante sua palestra, o Delegado Walter Barros, que está à frente da Delegacia desde o mês de abril, fez referência ao alto número de ocorrências relativas à agressão contra mulheres no município. “Em 2011 foram feitos mais de 600 procedimentos de violência contra mulheres. Cerca de 40% do quantitativo de registros é contra as mulheres”. O delegado enalteceu a conquista da Lei Maria da Penha. “É um avanço, pois a partir da lei todo procedimento de violência doméstica tem que ser levado à justiça”.

Para a representante da Comissão OAB Mulher, Glayde Selma da Hora, “o grande desafio é fazer uma rota integrada de atendimento para empoderar a mulher, a fim de que ela deixe o papel de vítima. Temos que mudar essa cultura machista e exercer o direito de viver uma vida sem violência”.

Exposição itinerante

Para marcar as atividades no município de alerta à violência praticada contra mulheres, acontece uma exposição itinerante do CEDIM (Conselho Estadual dos Direitos da Mulher), com trabalhos sobre a Lei Maria da Penha. Banners destacando a atuação das mulheres podem ser visitados no hall do Teatro Municipal, localizado no 2º Piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea). A mostra será levada à Secretaria de Desenvolvimento Social, à Secretaria de Educação e à Escola Municipal Mariana Leite Guimarães, em Bonsucesso, no 3º Distrito.

Pioneirismo

A Secretaria dos Direitos da Mulher de Teresópolis foi a segunda secretaria nessa área a ser criada no Estado do Rio, com o objetivo de assessorar, formular, monitorar e implementar as políticas de gênero voltadas para a valorização e promoção da população feminina.

Tem como diretrizes promover atendimento às mulheres em situação de violência, egressas do sistema prisional e à população LGBT (lésbicas, gays, b
issexuais, travestis e transexuais). Também auxilia mulheres em situação de vulnerabilidade social e articula os meios que favoreçam a sua inserção no mercado de trabalho e a programas de capacitação. Ainda procura garantir condições de acesso aos programas de educação formal e não formal, propiciando o apoio jurídico necessário, além de disponibilizar acompanhamento psicológico e assistencial para o fortalecimento da auto-estima da mulher teresopolitana.

Atualmente, a Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher tem registrados 1.300 atendimentos anuais no Centro de Referência de Atendimento a Mulher (CRAM). Na Delegacia de Polícia local, mantém uma sala de acolhimento à mulher vítima de violência que registra, em média, cinco atendimentos diários.

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário