Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Domingo tem simulado do Sistema de Alerta e Alarme em cinco comunidades de Teresópolis

Domingo tem simulado do Sistema de Alerta e Alarme em cinco comunidades

Treinamento envolverá 12.500 moradores do Caleme,Fischer, Perpétuo, Rosário e Vale da Revolta

Teresópolis, 11 de novembro de 2011 – Numa importante ação preventiva, a Prefeitura de Teresópolis realiza no próximo domingo, dia 13, a partir das 10 horas, o primeiro simulado sobre o funcionamento do Sistema de Alerta e Alarme no município. Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil realizarão o treinamento simultaneamente no Caleme, Fischer, Perpétuo, Rosário e Vale da Revolta, onde o sistema de sirenes já foi implantado. No total, essas comunidades reúnem em torno de 12.500 moradores, distribuídos em 5.330 residências. 

Agentes da Defesa Civil Municipal, oficiais da Defesa Civil Estadual e membros dos NUDECs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil) fizeram um trabalho de divulgação da ação e de mobilização nas localidades, para conscientizar os moradores sobre a importância da participação deles no simulado.

Durante o exercício, serão acionadas as sirenes instaladas nesses locais, que estão mapeados como áreas de risco para deslizamentos de terra em períodos de chuvas fortes. Um aviso solicitará que os moradores saiam de suas casas e se dirijam para os pontos de apoio pré-determinados pela Defesa Civil.

O sistema de alerta consiste em um conjunto de sirenes instaladas em localidades consideradas de risco. Agentes comunitários de saúde, líderes comunitários, entre outros moradores, foram treinados para agir em casos de alerta. Eles receberão aparelhos celulares por meio dos quais serão avisados quando as chuvas atingirem níveis críticos. Com o auxílio do aviso emitido pelas sirenes, serão responsáveis por conduzir os moradores aos locais seguros.

O simulado deste domingo conta com o apoio do Governo do Estado, Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, grupo de Rádio Amadores e dos NUDECs. Outras cinco comunidades do município serão beneficiadas com a instalação do sistema de alarme. São elas: Coreia, Corta Vento, Granja Florestal, Quinta Lebrão e Fonte Santa. Há ainda a possibilidade de ampliar o número de comunidades atendidas pelo programa.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário